quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Brasileira conta as precauções americanas após terremoto

O tremor que atingiu 5,9 graus de magnitude em Virgínia nos Estados Unidos, no dia 23 de agosto, provocou medidas de segurança para a população americana. A brasileira Silvia Cruz, estudante de mestrado em Nova Yorque, não notou o tremor da semana passada, mas achou estranho ter que tomar precauções que possam garantir cerca de uma semana sem eletricidade e água.

O governo orienta a compra de lanternas, comidas que não precisam ser refrigeradas, armazenamento de água em banheiras e que as pessoas fiquem distantes das janelas. “Não é algo que estamos acostumados! Parece que estou em um daqueles filmes tipo Independence Day!” conta Silvia. 

Além de estranhar as medidas preventivas, a brasileira compara quão diferentes são os brasileiros dos americanos. “Brasileiro não tem igual, é um povo que tem o sorriso na alma!” disse Silvia. Laços de amizade são mais fáceis no Brasil, pois sua gente é mais aberta, calorosa, enquanto se leva anos para ter mais intimidade com um amigo norte-americano.
Morando há pouco tempo em Nova Iorque a brasileira confessa que não é fácil mudar de casa e país ao mesmo tempo: “Aos poucos vamos nos adaptando e criando a rotina aqui”, mas quando a saudade aperta os meios de comunicação se tornam uma grande estratégia e, quando não solucionam, o jeito é visitar a terra natal. Para a brasileira, por mais que a vida seja interessante em Nova Yorque no Brasil não há furacões nem terremotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário