quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A cura pela lei da semelhança

 Conheça melhor como funciona a Homeopatia

A maioria das pessoas procura a medicina tradicional diante de qualquer problema. Por exemplo, se aparece uma febre, toma-se remédio para abaixar a temperatura. Isto se deve porque estamos acostumados a usar todo o tipo de medicamento contrário à doença para ficarmos livres dela, isto é, remédios alopáticos que silenciam os sintomas do paciente, amenizando a doença. Um modelo oposto é a Homeopatia, ciência médica reconhecida na década de 1980 pelo Conselho Regional de Medicina, mas fundada há mais de 200 anos pelo médico alemão Christian Frederick Samuel Hahneman. Esta especialidade crê que o homem é composto por alma e corpo, permeado pela energia vital que mantém a saúde. Quando a energia vital está desequilibrada as doenças são identificadas através dos sinais e sintomas físicos, mentais e psíquicos, demonstrando alteração nos órgãos do individuo, sensações, emoções e sonhos. 
 
O princípio de curar usando medicamentos cujas substâncias se assemelham aos sintomas do paciente: lei "semelhante cura semelhante" é o que norteia a Homeopatia. Favorável a esse pensamento, a médica homeopata Maria de Fátima Castellano Ranção, defende que o mais importante não é conhecer a patologia, mas a pessoa que está com sua energia em desequilíbrio. De acordo com a profissional, conhecer o perfil do paciente e suas necessidades é fundamental porque os remédios homeopáticos interagem na energia vital do paciente, controlando o desequilíbrio orgânico e restabelecendo a cura. “Muitas vezes há uma discreta intensificação inicial dos sintomas da doença, o que sinaliza ao médico que o remédio agiu de forma adequada no organismo e que a cura será promovida, pois o mesmo está sendo estimulado a eliminar a doença”, esclarece. 
 
A medicação é extremamente individualizada e composta por quatro tipos de remédios: dose única, princípio da semelhança, auto-experimentação e medicamentos dinamizados. Alguns médicos experimentam a substância antes de receitarem ao paciente. É um serviço em benefício à humanidade. O médico experimentador oferece ao seu paciente um conhecimento de certeza do medicamento que prescreve. No entanto, existem matérias médicas que servem de estudos e norteiam a prescriçãoo quando não é possível lançar mão da experimentação. 
 
O preparo dos remédios é curioso. Utiliza-se a matéria prima que causa a doença em doses mínimas. Em seguida, diluições e dinamizações através do aparelho dinamizador que "bate" o medicamento 100 vezes em 1 minuto. Neste processo, as moléculas se chocam, aumentando sua energia. “Todos estes passos devem ser respeitados para alcançar a eficácia do medicamento homeopático” descreveu a farmacêutica especializada em homeopatias, Frances Stehling. Por ser semelhante à doença, o medicamento age no organismo com muitas chances de combater as causas e não apenas os sintomas, e melhor, sem os efeitos colaterais da terapia convencional por utilizar substâncias naturais: reino animal, vegetal, tóxicas e até mesmo venenosas. Não existem contra-indicações ao tratamento homeopático que pode ser feito em todos os tipos de pacientes e de qualquer idade, sendo que sua resolutividade é diretamente proporcional ao comprometimento do médico com os princípios clássicos da Homeopatia.

Frances Stehling

Durante o tratamento é mito dizer que não pode ingerir café, na verdade, é só evitar exageros. Mas é verdade que não pode ingerir os remédios juntos com alimentos. Outra grande inverdade é achar que o tratamento homeopático demora mais tempo para curar do que o tradicional. A precisa observação dos sintomas do paciente resultará na indicação do medicamento correto, tornando possível o tratamento das doenças agudas às mais simples com rapidez. 
 
Logo, se você já tentou outros tipos de tratamentos sem conseguir solução e deseja um estilo de vida mais saudável e com menos efeitos colaterais, experimente esta medicina buscando indicação de um bom homeopata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário